10 fatores a serem avaliados no momento de escolher um curso de especialização em Ortodontia
1 Escolha um curso com carga horária mínima de 2.000 horas.
2- Dê preferência a um curso cuja carga horária seja distribuída em disciplinas teóricas, práticas e clínicas, compatíveis com o propósito de formar especialista clínico.
3- Verifique se o curso é credenciado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
4- Observe a qualificação do corpo docente da área de concentração e de domínio conexo, avaliando se os professores possuem curso de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
5- Analise o conteúdo programático do curso que irá escolher: deve ser amplo, com disciplinas que valorizem sua formação clínica e científica.
6- Observe a relação do número de professores com o número de alunos.
7- Verifique se a Instituição, onde o curso está inserido, possui boas referências de ensino, pesquisa e extensão.
8- Dê preferência a cursos que já formaram diversas turmas e que sejam reconhecidos por instituições consagradas com experiência de ensino.
9- Em caso de dúvidas em relação à legitimidade do curso, que pretende freqüentar ligue ou acesse o site do CRO ou CFO para mais esclarecimentos.
10- Com estas informações você poderá optar pela qualidade do curso e, certamente, será um profissional bem sucedido.
Higiene Oral Durante O Tratamento Ortodôntico
Uma boa higiene bucal é importante medida para manter dentes e gengivas limpos e saudáveis. Isto contribui para boa aparência, para o correto funcionamento das funções bucais como falar, mastigar e deglutir. Os cuidados diários preventivos, como escovação e uso do fio dental ajudam a evitar cáries e problemas gengivais e, até mesmo, evitam o agravamento de problemas já existentes. A saúde começa pela boca, então uma boca saudável é importante para seu bem estar geral.
O tratamento com aparelho ortodôntico corretivo (aparelho fixo) traz grandes benefícios ao paciente, tais como; adequada estética facial e do sorriso, oclusão adequada e funcional. Entretanto, dispositivos metálicos constituintes do aparelho (bráquetes, bandas, fios, etc) e elásticos são necessários para posicionar corretamente os dentes havendo, porém, a maior dificuldade de higienização o que pode causar malefícios aos dentes e tecidos de suporte. Para que tais problemas não aconteçam recomendamos algumas medidas preventivas diárias que estão listadas abaixo para pacientes que estão utilizando aparelhos ortodônticos corretivos:
Dicas de higiene oral:
1- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as refeições;
2- Escovar os dentes 5 vezes ao dia: após o café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e antes de dormir de acordo com técnica a orientada pelo seu Ortodontista.
3- Utilizar o fio dental pelo menos 2 vezes ao dia, após (almoço e jantar).
4- Usar escova interdental 1 vez ao dia, de preferência antes de dormir, realizando a limpeza dos acessórios ortodônticos (bráquetes, tubos, botões, etc) e espaços interproximais maiores.
5- Bochechar diariamente a solução fluoretada prescrita pelo seu Ortodontista.
6- Durante o tratamento ortodôntico continue visitando regularmente seu dentista.
Tomando estes cuidados dificilmente seu tratamento ortodôntico será interrompido devido a problemas causados por uma higiene bucal deficiente.
Uso de Elásticos no tratamento Ortodôntico
- Utilizar os elásticos de acordo com a orientação de seu Ortodontista.
- Não utilizar os elásticos durante as refeições e durante a higiene bucal.
- Sempre levar alguns elásticos extras quando sair de casa, pois se ocorrer perda ou rompimento, você terá como substituí-los.
- Caso os elásticos fornecidos acabem, por favor, dirija-se consultório de Ortodontia para retirá-los.
- A falta de uso, ou a colocação incorreta dos elásticos podem trazer complicações, atrasos e prejuízos ao resultado final do tratamento.
- Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida na colocação dos elásticos, por favor, entre em contato com seu Ortodontista.
|