História do Curso

O Curso de Especialização em Ortodontia gerenciado pela Fundação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, criado em 1999, não é o resultado de um projeto recente. Desde 1988, inúmeras tentativas foram feitas com o objetivo de instalar este Curso que, certamente, viria preencher uma lacuna na formação profissional especializada de cirurgiões-dentistas interessados nesta área. Durante este percurso, muitas dificuldades foram encontradas. No entanto, não sufocaram nossos ideais, porque sabemos que uma apreciável parcela de nossa sociedade, menos favorecida economicamente, só teria acesso a tratamento ortodôntico se, políticas de saúde, nesta área, priorizassem o atendimento da população carente.

O resgate do débito contraído com esta mesma sociedade, que contribuiu para nossa formação acadêmica e especializada, nos motivou a superar todos os obstáculos e transformar em realidade um sonho que acalentamos durante tanto tempo.

Nos últimos 20 anos, o ensino especializado da Ortodontia no Brasil, que até então estava restrito apenas a alguns centros urbanos, divulgou-se rapidamente pelo país, atendendo, dessa forma, aos anseios de profissionais que desejavam, cada vez mais, aprimorar seus conhecimentos nesta área. Surgiram, então, inúmeros “cursinhos” que, atraídos pela recompensa financeira, denigrem a reputação da nossa especialidade que deve ser combatida e modificada.

 Com o firme propósito de contribuir para reverter este quadro que aí está, resgatando o prestígio e a importância da Ortodontia como ciência da saúde, tivemos a preocupação, durante longo tempo, de organizar um Curso que obedecesse às normas do Conselho Federal de Odontologia e cuja estrutura didático-científica fosse capaz de oferecer aos nossos alunos, com conhecimento e segurança, uma formação especializada do mais alto nível.

Assim sendo, o corpo docente da área de concentração foi composto por Professores competentes, cuja formação científica desenvolveu-se nos cursos de pós-graduação mais conceituados deste país. Por outro lado, os Professores da área de domínio conexo e das disciplinas obrigatórias, que representam a elite da Odontologia Brasileira, bem como os Professores convidados, de notório saber, tem contribuído muito para o aprimoramento intelectual e científico de nossos alunos.

Nossa luta pelo crescimento deste Curso, já em sua 5ª edição, não teria alcançado nossos objetivos se não contássemos com o apoio de nossa Faculdade que, na pessoa de seu Diretor, Prof. Dr. Osvaldo Luiz Bezzon, não poupou esforços para viabilizar seu funcionamento.

À Fundação Odontológica de Ribeirão Preto (FUNORP), entidade promotora do Curso, representada pelos seus diretores: Prof. Dr. Márcio Fernando de Moraes Grisi, Prof. Dr. Mário Taba Júnior e Prof. Dr. Fernando Mandarino, nosso sincero agradecimento, pelo incentivo, confiança e auxílio material e administrativo, sem os quais não teria sido possível sua realização.

Não poderíamos deixar de agradecer também os docentes do Departamento de Clínica Infantil, Odontologia Preventiva e Social que, em nosso relacionamento diário, puderam sentir a honestidade de nossos propósitos, aprovando irrestritamente nossas aspirações.

Aos Senhores Alunos, que nos darão o prazer e a alegria de uma convivência saudável e amiga, desejamos que o êxito profissional de cada um seja o corolário do trabalho sério, assiduidade, dedicação, responsabilidade e, especialmente, do amor ao próximo.

  

Prof. Dr. Adílson Thomazinho


Home | História do Curso | Área de Concetração | Área de Domínio Conexo | Próximo Curso | Inscrições | Casos Clínicos | Galeria de Fotos | Parceiros | Fale Conosco Seu Produto Na WEB - Criação de Sites
Avenida do Café, S/N  -  Monte Alegre  -  Ribeirão Preto  -  16 3315-3956  /  16 3315-4079  /  16 9238-0712
Orto Ribeirão Preto
© 2019. Todos os direitos reservados.